O samba é um gênero musical, do qual deriva um tipo de
dança, de raízes africanas surgido no Brasil e considerado uma das principais
manifestações culturais populares brasileiras.
Dentre suas características originais, está uma forma onde a
dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima,
alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda
metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que trazidos
da África e se instalaram na então capital do Império. O samba de roda baiano,
que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco, foi uma das
bases para o samba carioca.
Apesar de existir em várias partes do país - especialmente
nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo - sob a forma
de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o
samba como gênero musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio
de Janeiro, onde esse formato de samba nasceu e se desenvolveu entre o final do
século XIX e as primeiras décadas do século XX. Foi no Rio de Janeiro, antiga
capital do Brasil, que a dança praticada pelos escravos libertos entrou em
contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade (como a polca, o
maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmente
singular. Desta forma, ainda que existissem diversas formas regionais de samba
em outras partes do país, samba carioca urbano saiu da categoria local para ser
alçado à condição de símbolo da identidade nacional brasileira durante a década
de 1930.
Um marco dentro da história moderna e urbana do samba
ocorreu em 1917, no próprio Rio de Janeiro, com a gravação em disco de
"Pelo Telefone", considerado o primeiro samba a ser gravado na Brasil
(segundo os registros da Biblioteca Nacional). A canção tem a autoria
reivindicada por Ernesto dos Santos, mais conhecido como Donga, com co-autoria
atribuída a Mauro de Almeida, um então conhecido cronista carnavalesco. Na
verdade, "Pelo Telefone" era uma criação coletiva de músicos que
participavam das festas da casa de tia Ciata, mas acabou registrada por Donga e
Almeida na Biblioteca Nacional."Pelo Telefone" foi a primeira
composição a alcançar sucesso com a marca de samba e contribuiria para a
divulgação e popularização do gênero. A partir daquele momento, esse samba
urbano carioca começou a ser difundido pelo país, inicialmente associado ao
carnaval e posteriormente adquirindo um lugar próprio no mercado musical.
Surgiram muitos compositores como Heitor dos Prazeres, João da Baiana,
Pixinguinha e Sinhô, mas os sambas destes compositores eram amaxixados,
conhecidos como sambas-maxixe.
Os contornos modernos desse samba urbano carioca viriam
somente no final da década de 1920, a partir de inovações em duas frentes: com
um grupo de compositores dos blocos carnavalescos dos bairros do Estácio de Sá
e Osvaldo Cruz e com compositores dos morros da cidadem como em Mangueira,
Salgueiro e São Carlos.Não por acaso, identifica-se esse formato de samba
como "genuíno" ou "de raiz". A medida que o samba no Rio de
Janeiro consolidava-se como uma expressão musical urbana e moderna, ele passou
a ser tocado em larga escala nas rádios, espalhando-se pelos morros cariocas e
bairros da zona sul do Rio de Janeiro. Inicialmente criminalizado e visto com
preconceito, por suas origens negras, o samba conquistaria o público de classe
média também.
O samba moderno urbano surgido a partir do início do século
XX tem ritmo basicamente 2/4 e andamento variado, com aproveitamento consciente
das possibilidades dos estribilhos cantados ao som de palmas e ritmo batucado,
e aos quais seriam acrescentados uma ou mais partes, ou estâncias, de versos declamatórios.
Tradicionalmente, esse samba é tocado por instrumentos de corda (cavaquinho e
vários tipos de violão) e variados instrumentos de percussão, como o pandeiro,
o surdo e o tamborim. Por influência das orquestras norte-americanas em voga a
partir da Segunda Guerra Mundial, e pelo impacto cultural da música dos EUA no
pós-guerra, passaram a ser utilizados também instrumentos como trombones e
trompetes, e, por influência do choro, flauta e clarineta.
Com o passar dos anos, surgiram mais vertentes no seio desse
samba "nacional" urbano carioca, que ganharam denominações próprias,
como o samba de breque, o samba-canção, a bossa nova, o samba-rock, o pagode,
entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário